05/03/2015 - Quadro funcional altamente qualificado consolida liderança mundial da ZEN

 Quadro funcional altamente qualificado consolida liderança mundial da ZEN
A ZEN, líder mundial na fabricação de impulsores de partida, instalada em Brusque, é referência na área de investimentos em qualificação do quadro funcional, desde a década de 80. Hylario Zen, um dos seus fundadores, criou em 1987 o Centro de Treinamento Zen (CTZ), consciente de que colaboradores bem treinados para as suas funções e melhor preparados para as modernizações dos processos de trabalho, fariam a diferença na evolução da empresa. A iniciativa foi um sucesso, e levou a qualificação profissional a fazer parte da política da ZEN de forma organizada e permanente.

Hoje, mais de 80% dos colaboradores possuem, no mínimo, o Ensino Médio completo. O tempo de treinamento por trabalhador chega a 60 horas/ano, um índice considerado acima da média nacional. Em 2014, foi registrado um aumento de 24% na receita operacional líquida por colaborador, confirmando a relação entre os investimentos em qualificação e aumento de produtividade. O índice de satisfação dos clientes também vem evoluindo significativamente. Foi 12% maior em 2014, comparado a 2013, e o número de reclamações dos clientes caiu 73%, desde 2012. A educação tem contribuído ainda para a consciência da importância do comportamento seguro no ambiente laboral. Os gráficos da empresa mostram que, nos últimos sete anos, houve uma redução de 78% no índice de afastamentos por acidentes.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser atribuídos diretamente às ações de qualificação da empresa, iniciadas no CTZ, e que depois evoluíram com o desenvolvimento de novos programas. Em 1997 foi implantada a primeira turma de Ensino Médio para colaboradores e familiares. Ainda na década de 90, a empresa instituiu a política de reembolso para custos com cursos de elevação da escolaridade em diferentes níveis, desde o técnico até mestrado. Em 2013, através de parceria com FIESC, SESI e SENAI, foi implantada a primeira turma de Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (EBEP), agregando à formação básica o curso profissionalizante do SENAI.

Esta base educacional sólida certamente tem auxiliado a ZEN a consolidar sua atuação no mercado. Atualmente, 50% de sua produção é exportada a outros países. E o reconhecimento de sua excelência é atestado pela conquista frequente de premiações como, por exemplo, o Supplier Quality Excellence Award concedido pela General Motors, em novembro de 2014, a fornecedores que tiveram avaliação excelente e zero defeito em seus produtos no período de 12 meses.
« voltar