A educação é chave para a competitividade da indústria. Essa compreensão sustenta a atuação do Sistema FIESC em cinco grandes áreas de atuação:

  • Educação BásicaClique para Expandir

    Ensino Infantil

    O SESI Escola - Educação Infantil compreende o atendimento à creche e pré-escola, em período parcial e integral. A creche atende a crianças em idade de quatro meses a três anos e 11 meses e a pré-escola a crianças em idade de quatro anos a cinco anos. Esse atendimento ocorre em unidades próprias do SESI ou em unidades conveniadas com as indústrias.

    Ensino Fundamental

    O SESI Escola - Ensino Fundamental atende crianças e adolescentes, do 1º ao 9º ano, em período parcial e integral. Esse atendimento ocorre em unidades próprias do SESI.

    Educação de Jovens e Adultos

    O SESI oferta Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Fundamental e Médio, na modalidade presencial para o Ensino Fundamental – I Etapa (1ª a 5ª série/fase) e na modalidade a distância para o Ensino Fundamental – II Etapa (6ª a 9ª série/fase) e Ensino Médio. A idade mínima dos alunos para ingresso nos cursos do Ensino Fundamental é de 15 anos completos e no Ensino Médio é de 18 anos completos. O atendimento é realizado nas unidades próprias do SESI ou em locais disponibilizados pelas empresas.

    Educação Inclusiva

    O SESI oferece Educação Inclusiva como uma oportunidade de elevação da escolaridade básica e continuada em escolas especializadas no atendimento a pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual na perspectiva de incluí-las no mundo do trabalho de forma autônoma e competente.

    As escolas privilegiam o acesso das pessoas com deficiência ao ambiente educacional. Por meio de estruturas físicas adequadas, suportes tecnológicos compatíveis com o processo de comunicação interpessoal e equipe profissional altamente qualificada.

  • Educação ProfissionalClique para Expandir

    Aprendizagem Industrial

    A Aprendizagem Industrial do SENAI é o primeiro passo dos estudantes para uma futura profissão. Destina-se à qualificação inicial de aprendizes, promovendo a formação gratuita de futuros profissionais para a indústria, na faixa etária entre 14 e 24 anos incompletos.

    Iniciação Profissional

    Os cursos de Iniciação Profissional do SENAI destinam-se à preparação do estudante para o desempenho de tarefas básicas e de menor complexidade de uma profissão ou de um conjunto de profissões, bem como intencionam despertar seu interesse pelo trabalho.

    Qualificação Profissional

    A Qualificação Profissional do SENAI destina-se a preparação do indivíduo para o exercício de uma profissão, de acordo com o perfil requerido no mundo do trabalho. Estão incluídos nesta modalidade os processos de reprofissionalização destinados a trabalhadores que necessitam de uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. Ocorre no nível básico, técnico e tecnológico. Nesta modalidade o SENAI é o principal executor dos cursos relacionados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

    Aperfeiçoamento Profissional

    Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional do SENAI são destinados a trabalhadores que buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho. Não caracteriza uma nova profissão e atende, sobretudo, às necessidades decorrentes de inovações tecnológicas e de novos processos de produção e de gestão.

    Cursos Técnicos

    Os cursos Técnicos do SENAI são destinados a todos os que cursam ou já terminaram o Ensino Médio e procuram iniciar sua jornada no mercado de trabalho com mais qualificação. Seguindo uma metodologia de ensino focada no mercado de trabalho, os cursos técnicos do SENAI oferecem projetos especiais realizados fora da sala de aula, como visitas técnicas a empresas e estudos de casos reais, o que permite pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Nesta modalidade o SENAI é o principal executor dos cursos relacionados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

    Graduação Tecnológica

    A Graduação Tecnológica do SENAI representa uma opção de ensino superior para todos os estudantes egressos do ensino médio e técnico que buscam formação específica nas mais diversas áreas de atuação. Reconhecidos pelo MEC, os cursos conferem grau de tecnólogo por meio de aulas teóricas e práticas, sempre conectadas ao mercado de trabalho.

    Pós-Graduação latu sensu

    A Pós-Graduação latu senso (especialização) do SENAI é destinada ao desenvolvimento e aprofundamento da formação adquirida nos cursos de graduação, como forma de atender às demandas específicas do mercado de trabalho. O SENAI está habilitado a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em todas as suas Faculdades de Tecnologia credenciadas pelo MEC. Além disso, o SENAI também oferece cursos de pós-graduação em parceria com outras universidades e instituições, sempre visando o aprimoramento acadêmico e profissional de seus estudantes.

    Rede SENAI de EaD

    Por meio da Educação a Distância, o SENAI busca ampliar sua atuação, levando educação profissional de qualidade a locais antes não atendidos e facilitando o acesso a todos, por meio de diversas ferramentas, como Ambiente Virtual de Aprendizagem, Jogos e Simuladores, Realidade Aumentada, Miniaulas, Banco de Recursos Didáticos, Vídeos, Utilização de Tablets e Smartphones, etc. A EaD integra os segmentos: Qualificação Profissional, Iniciação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional, Cursos Técnicos, Ensino Médio articulado com a Educação Profissional, Graduação Tecnológica e Pós-graduação.

  • Educação Básica e Profissional ArticuladaClique para Expandir

    Ensino Médio articulado com a Educação Profissional

    O Ensino Médio articulado com Educação Profissional do SENAI oferece aos estudantes uma proposta de ensino diferenciada. Por meio dela, os Cursos Técnicos são aliados ao curso regular do Ensino Médio, com uma metodologia que envolve aulas do Ensino Médio em um turno do dia e aulas da Educação Profissional em outro. No primeiro ano, o aluno participa de um programa gratuito de Iniciação Profissional, que facilita a escolha pelo curso técnico a ser cursado juntamente com o Ensino Médio, a partir do segundo ano.

    Educação Básica e Profissionalizante - EBEP

    Projeto que oferece, de forma articulada e concomitante, a Educação Básica (EB) com a Educação Profissional (EP). A Educação Básica é desenvolvida pelo SESI na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, por meio da metodologia do Ensino Modularizado a distância (EJA - EaD), com momentos presenciais obrigatórios. A Educação Profissional, por sua vez, é desenvolvida pelo SENAI em cursos de Qualificação Profissional totalmente presenciais.

    Acompanhamento Pedagógico

    Uma das principais barreiras para o ingresso e a permanência dos alunos nos cursos de formação profissional diz respeito à defasagem de aprendizagem em conteúdos da Educação Básica. Diante desse desafio, o Acompanhamento Pedagógico é realizado pelo SESI a todos os alunos dos cursos técnicos do SENAI/PRONATEC. Essa ação articulada visa melhores condições para o jovem na sua aprendizagem dos conteúdos de cursos técnicos, tornando-o mais bem capacitado para ingresso no mercado de trabalho.

  • Educação ContinuadaClique para Expandir

    SESI Educação Continuada

    Os cursos de Educação Continuada do SESI visam contribuir para o desenvolvimento do trabalhador da Indústria catarinense nas suas competências pessoais e produtivas. São ofertados minicursos e cursos de curta, média e longa duração que privilegiam os principais temas de interesse da Indústria, organizados didaticamente, com recursos tecnológicos inovadores e conteúdos contextualizados no ambiente organizacional das indústrias catarinenses. Esses cursos são organizados nos espaços do SESI ou da Empresa.

    SESI Indústria do Conhecimento

    As unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros de multimídia com CDs, DVDs, gibis, livros acadêmicos e de literatura em geral (infantil e adulta), além das obras de domínio público disponíveis na internet. Esses centros foram concebidos especialmente para atender as lacunas existentes na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, mediante pesquisa e práticas de leitura.

  • Educação ExecutivaClique para Expandir

    Programa Nacional de Educação Executiva

    O IEL/SC desenvolve Programas em parceria com instituições nacionais de renome, que fortalece e prepara as organizações para obterem destaque e competitividade no mercado. Tem por objetivo propor soluções para um problema de gestão identificado em cada empresa participante, integrando teoria e prática. É uma oportunidade de discutir e solucionar os desafios reais de sua empresa.

    Capacitação Empresarial

    O IEL/SC tem como objetivo elevar a competitividade e a sustentabilidade da indústria catarinense na área de gestão estratégica e inovação, oferecendo capacitações customizadas de curta, média e longa duração, para gestores e líderes. Desenvolve os mais modernos conceitos e práticas de gestão empresarial, focado na aplicabilidade e às necessidades da empresa.

    Programa Internacional de Educação Executiva


    A Educação Executiva Internacional do IEL foi especialmente concebida para aperfeiçoar o conhecimento empresarial na área de gestão estratégica. Oferece capacitação de excelência para dirigentes das empresas brasileiras dentro dos mais modernos conceitos e práticas de gestão empresarial, permitindo sua aplicação à realidade e às suas necessidades. Capacitação destinada para empresários, diretores e executivos de alta gerência, com carga horária de até 24 horas.

    Pós-Graduação Lato Sensu - MBA

    A Pós-Graduação latu sensu do SENAI oferece cursos voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional. Nesta categoria, estão inclusos cursos de especialização e MBA. O público-alvo é, geralmente, formado por profissionais inseridos no mercado com interesse em melhorar seus conhecimentos nas áreas de gestão e negócios para ascender a níveis executivos.

  • Programa de Estágio e CapacitaçõesClique para Expandir

    Agenciamento de Estágio

    O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa melhorar a preparação do futuro profissional para o mundo do trabalho. Tem sua importância na integração e complementariedade no processo educativo, bem como no desenvolvimento do estudante/estagiário, contribuindo para a formação diferenciada de novos talentos para as indústrias.

    Capacitação para Supervisores de Estágio

    A Capacitação para Supervisores de Estágio do IEL tem como objetivo proporcionar aos supervisores conhecimentos necessários para um programa de estágio que atenda aos requisitos da legislação vigente e que vá ao encontro das diretrizes da organização. A capacitação pode ser realizada com carga horária de 04, 06 ou 08 horas.

    Programa de Desenvolvimento Pré-Profissional

    O Programa de Desenvolvimento Pré-Profissional do IEL visa desenvolver competências comportamentais de estudantes, trabalhadores-alunos e/ou estagiários, para aprimoramento profissional. Este programa é constituído por 09 capacitações com carga horária de 04 horas/módulo. A cada módulo concluído é emitida uma declaração de participação. Se o aluno frequentar todos os módulos, recebe um certificado de conclusão do programa. As capacitações fornecem orientações sobre postura, comportamentos e ferramentas para uma autoanálise.

  • Centros e Institutos de Tecnologia e InovaçãoClique para Expandir

    Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e Institutos SENAI de Inovação (ISI)

    Os Institutos serão centros de excelência no atendimento especializado às indústrias catarinenses, contribuindo, assim, para o aumento da competitividade dos seus clientes e parceiros.

    Os laboratórios dos Institutos SENAI de Tecnologia (IST) serão orientados às demandas de Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) e ao perfil de ensino requerido, focado no ensino técnico e graduação, conforme demanda dos setores industriais. Cada instituto será especializado em uma área de conhecimento: IST de Metalmecânica, IST de Eletroeletrônica, IST de Logística, IST de Automação e Tecnologia da informação, IST de Materiais, IST Ambiental, IST de Alimentos, IST de Têxtil, Vestuário e Moda. Nos Institutos SENAI de Inovação (ISI) as áreas de conhecimento são transversais, e deverão atender a diversos setores industriais no território nacional. Esses institutos contemplam o ISI Tecnologia Laser e ISI de Tecnologia de Segurança Integrada.

    Escola Profissional do Futuro (EPF)

    A Escola Profissional do Futuro – EPF é um projeto com forte apelo na formação de profissionais preparados para os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho, a partir de um modelo didático-pedagógico inovador, gerando uma educação de alto valor agregado, alinhada às competências necessárias para se ter sucesso no século XXI. Para sustentar seu modelo pedagógico inovador, cujo foco não está em conteúdos, mas sim na resolução de problemas do mundo real, prevê-se um uso massivo de recursos de tecnologia da informação e comunicação, bem como ambientes de ensino diferenciados em uma arquitetura apropriada e sustentável, permitindo o desenvolvimento não somente de competências técnicas, mas também sociais e comportamentais, despertando a inovação, a comunicação, o raciocínio crítico, a colaboração e a criatividade, habilidades estas necessárias para sucesso nos mundos atual e futuro.